domingo, 13 de novembro de 2011

Campanhas Políticas na Internet

Para quem possa duvidar do poder que a internet exerce na população mundial nos dias atuais, o fato que pode mudar essa visão pode ser comprovada em 2008, nos Estados Unidos, com a vitória de Barack Obama, nas eleições presidenciais.

No caso de Obama, um dos pontos que é mais importante para ser destacado é que sua vitória e toda a engenharia de produção de conteúdo pela internet não foi realizado por estratégia previamente definida. Muito do que foi dito sobre Obama partiu de uma mídia espontânea, ou seja, milhões de pessoas que compartilharam os ideais dele, expandindo assim a mensagem do então candidato. Somente no Facebook, por exemplo, foram mais de 2 milhões de fãs que seguiam a ideia de Barack Obama.

Isso mostra um dos principais conceitos da internet, que é espalhar uma ideia e a interatividade, essencial para a sobrevivência deste veículo. A campanha de Obama, no início não contava com um número grande de profissionais para mídias sociais, o que foi crescendo mediante a disputa com o rival republicano John McCain.

Nas últimas eleições no Brasil, em 2010, tivemos um ensaio de como seria esta produção de conteúdos para a internet. Porém, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, apesar dos candidatos investirem em internet, o total gasto é pequeno comparando-se principalmente com televisão, ainda o meio com maior penetração entre os brasileiros.

Em 2011, teremos uma nova eleição, dessa vez para cargos municipais. Em Jaú, o pré-candidato a vereador Wagner Brasil pondera que será importante o trabalho em mídias sociais. “creio que é essencial o trabalho em internet, pois esse é um meio em que as pessoas possam conhecer melhor o meu trabalho e também os meus objetivos”.

A internet pode servir para aumentar a ligação com o eleitor e também servir para que as pessoas possam pesquisar mais sobre os candidatos, antes da eleição. O jornalista Rafael Molan, e hoje estudante de História da Universidade Federal de Uberlândia, pontua o que analisa mais importante que os políticos façam através da internet. “Usá-las sem interferência com a vida pessoal, como um criar perfil próprio para isso. Publicar somente sobre assuntos referentes à pasta como agendas, resultados de reuniões, prestação de serviços entre outros. Opinar sobre outros temas também seria interessante, bem como divulgar pesquisas quantitativas”, comenta.

#No ano de 2012 teremos eleição para cargos municipais no Brasil. A Revista ILife quer saber, você usará a internet para pesquisar sobre os candidatos?


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